Título/ Denominação do objeto: Neo-concretismo é a nova força que venceu o concretismo paulista
Fundo/Coleção: Fundo Willys de Castro
Descrição: Notícia provoca o grupo paulista depois do lançamento do manifesto neoconcreto no Rio de Janeiro e afirma que, por serem de vanguarda não se mostrarão reacionários, mas já estão sendo tratados com o desprezo que a Semana de Arte Moderna dispensava aos acadêmicos. Dá uma linha cronológica do surgimento e desenvolvimento do concreto e concretismo. Afirma que Max Bill ‘encontrou grande acolhida entre os pintores menores da Argentina e do Brasil, lançando raízes e criando poderosos arautos.’ Cita de Romero Brest a afirmação de que somente a obra de Max Bill é realização concretista, as outras, incluindo a produção pictórica dos concretistas paulistas é experiência irrealizada. Já notava-se uma distinção entre os concretistas de RJ (mais intuitiva) e SP (mais racionalista, de cunho científico) Qualifica os concretos paulistas de maus executores, não dominando a técnica, encarando o cientificismo com muita leviandade, improvisando o que o método não alcançasse e o resultado lamentável. O neo-concretismo não passa de uma nova denominação do grupo carioca que não quer ser confundido com o paulista. Segue falando da adesão de Theon Spanudis ao grupo neoconcreto o que levará muitos para o grupo do RJ, já que sua participação é um atestado de confiança. Com três retratos de Cordeiro, Fiaminghi e Sacilotto.
Número de Ordem: 11186
Notação: WIL9/6
Dimensão: 36,8x17,5
Tiragem: 0
Documento: clipping
Suporte: papel
Matéria Técnica de Registro: impressão
Local de Produção: Brasil, SP, São Paulo
Data de Produção: 15/04/1959
Eventos:
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