Fundo/Coleção: Fundo Willys de Castro
Descrição: Associação de Artes Visuais Nova Tendência. Projeto gráfico do folder de Willys de castro e Hércules Barsotti, impresso na Garfitéc. Na capa: logotipo, endereço (rua General Jardim, 676), data de inauguração (9 de dezembro de 1963) e nomes dos participantes da coletiva inaugural: Alberto Aliberti; Alfredo Volpi; Caetano Fracaroli; Hermelindo Fiaminghi; Judith Lauand; Kazmer Fejer; Lothar Charoux; Luiz Sacilotto; Maurício Nogueira Lima; Mona Gorovitz; Waldemar Cordeiro. Contracapa: Texto do manifesto NT: colocam-se como uma condição aberta aos artistas, portanto, não pretendem nenhum novo ‘ismo’. Propõem uma simultaneidade que exponha dialeticamente as contradições que caracterizam a situação da arte de vanguarda, oferecendo ao público informação adequada e qualificada, nacional e internacional que tenham relação com as novas tendências. Interior do folder: página 2 – reprodução pxb da obra de Alberto Aliberti, ‘Superposição de vazados no19’, 1963, plexiglass e aço inoxidável, 30x76cm; página 3 – reprodução pxb das obras de Alfredo Volpi ‘Composição’, 1963, têmpera sobre tela, 67x97cm e de Caetano Fracaroli, ‘Cubos’, 1963, madeira pintada, 63x45cm; página 4 – reprodução pxb das obras de Hermelindo Fiaminghi “retícula côr-luz no10’, 1962 (fusão e difusão da cor por incidência de luz). Projeto em película transparente sensível à cor para seleção à cores por “masking process”. Prova final impressa por “off set - tief” sobre papel, 50x60cm, obra multiplicável e de Judith Lauand, “Pintura”, 1963, têmpera sobre tela, 60x60cm; página 5 – textos de Alberto Aliberti: “...toda teorização se enfraquece diante da obra e de sua experiência”, Caetano Fracaroli “expressão concreta: forma, cor e movimento; denominador entre passado e presente,”, Kazmer Fejer “... o homem criador, que não modifica a sociedade, que não compõe fórmulas ou fabrica bombas, é superior em sua capacidade de raciocinar e perceber. Ele não inventa mas compreende.” e Waldemar Cordeiro “... é cada vez mais evidente para mim a necessidade de diminuir o provável (significado) em favor do improvável (informação). não o controle do aleatório, mas a surpresa, a desordem e a imprevisibilidade do aleatório. ... parece-me que na arte o significado poderia ser identificado com o que geralmente é chamado de ‘conteúdo’, e a informação poderia corresponder à invenção de estruturas formais novas... na discussão em torna da arte concreta o termo ‘racional’ aparece constantemente, de um lado, em termos de uma redução de caráter técnico (projeto); de outro, enquanto ilustração de noções científicas –atitude que esconde na maioria das vezes o desejo inconfesso de subtraí-la de responsabilidades históricas e ideológicas diretas. e a arte é explicada pelos mais abusivos heteronismos...”. O texto de Cordeiro avança para o lado inverso do folder e ocupa toda a página 6; página 7 – reprodução pxb das obras de Kazmer Fejer, “objeto no11”, 1963, poliéster sobre acrílico, 50x50cm e de Lothar Charoux, “Desenho”, 1963, guache sobre papel, 70x50cm; página 8 – reprodução pxb das obras de Luiz Sacilotto, “Concreção 5163”, 1963, latão polido, 40x40cm e de Maurício Nogueira Lima, “Pintura”, 1963, óleo sobre tela, 50x61cm; página 9 – reprodução pxb das obras de Mona Gorovitz, “Sim ou não”, 1963, lã e barbante sobre estrutura de alumínio, 60x60cm e de Waldemar Cordeiro “Aleatório”, 1963, prismas verticais e horizontais movíveis de espelho sobre fundo de espelho, atrás de chapa furada de ferro pintada, numa caixa de alumínio desmontável, 40,7x57,2x8,1cm, obra multiplicável.
Número de Ordem: 8092
Notação: WIL1/51
Dimensão: 25,2x10
Tiragem: 0
Documento: folder
Suporte: papel
Matéria Técnica de Registro: impressão
Local de Produção: Brasil, SP, São Paulo
Data de Produção: 9/12/1963
Eventos:
Coletiva Inaugural da Associação de artes visuais Novas Tendências - exposição - Brasil, SP, São Paulo - 9 de dezembro de 1963
Tipo | Ficha |
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