Título/ Denominação do objeto: sem título
Fundo/Coleção: Fundo Willys de Castro
Descrição: Respostas às questões de Mário Pedrosa. No texto, Willys de Castro data a existência da Associação (1963-1965). Síntese das respostas: 1a A Associação era uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural mantida pelos sócios fundadores (Alberto Aliberti, Hércules Barsotti, Lothar Charoux, Waldemar Cordeiro, Kazmer Féjer, Hermelindo Fiaminghi, Caetano Fraccaroli, Mona Gorovitz, Judith Lauand, Maurício Nogueira Lima, Luís Sacilotto, Alfredo Volpi e Willys de Castro) com atividade na Galeria NT. Refuta a afirmação de “alguns cronistas locais” que definiram a NT como uma tentativa de reagrupamento de artistas concretistas em São Paulo. Depois risca esse pedaço; 2a Além das obras de profissionais conhecidos, a NT trouxe a produção de jovens artistas com a intenção de levantar um cadastro de trabalhos como base mais abrangente da ‘couraça mercantil e promocional da arte vigente’. Coloca como adendo que deve incluir a lista de mostras mas não o fez nesse documento. Afirma que os eventos de 1964 e a crise subseqüente golpeou o ambiente cultural e a galeria NT, não sendo exceção, fechou ao final de 1965; 3a No âmbito internacional, “Novas Tendências” era um movimento sem chefia que despontava em alguns pólos catalisadores, fora do circuito comercial das grandes galerias, com algumas exceções, e excluído da preferência da maior parte dos grandes museus e de outras organizações, assim como, longe da ação política das instituições oficiais sobre os grandes certames. Enfeixava as correntes vindas do construtivismo ancestral, ligadas ao geometrismo abstrato pós-neoplasticista e ao concretismo europeu pós-bauhaus. No Brasil, por questões históricas se formou nas fontes do concretismo racionalista e do neoconcretismo brasileiros, grupos que Willys de Castro afirma serem mais informados e tecnicamente mais capacitados. As NT constituíram um processo singular com obras de artistas de vários lugares que compunham um panorama diversificado com variadas nuanças de origem construtiva. As NT ocuparam o espaço vago com a exaustão do expressionismo abstrato dividindo-o com a ascendente voga das correntes neo-dadá. Por volta de 1965, as idéias e obras NT foram solicitadas para o lançamento internacional da op-art e da arte cinética, assim como de outras manifestações de curta duração; 4a “as obras NT – que poderiam ter sido ou foram classificadas como tal – apresentam-se, pelo seu aspecto técnico, como quadros ou superfícies, relevos, volumes ou esculturas, habitáculos, percursos programados ou espaços penetráveis – e quando há interação dos gêneros ou superação dos seus limites – até como ambientes ou objetos híbridos tridimensionais, todos construídos com os mais diversos materiais. Via de regra, todas elas repudiam os apelos extra-visuais, herança proveniente das teorias da gestalt e da fenomenologia da percepção. A obra NT tende a ser completa em si mesma, possuindo uma plenitude inequívoca no seu isolamento auto-referencial embora seu relacionamento físico com o mundo circundante, quase sempre se torne parte do jogo de sua fruição. Dependendo do seu projeto elas podem ser multiplicadas ... mas cada uma variável em sua operacionalidade. ... podem ser desde peças finitas ... até ‘abertas’, ... Tendendo à suspensão da barreira entre o espectador e a obra, ela convida-o à participação em uma ação que resulte em sua expressão e, consequentemente, naquele que a empreende...”
Número de Ordem: 8098
Notação: WIL1/57a-c
Dimensão: 29,7x21,2
Tiragem: 0
Documento: Entrevista
Suporte: papel
Matéria Técnica de Registro: Datilografado e manuscrito
Local de Produção: sem registro
Data de Produção: s/d
Tipo | Ficha |
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