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Concretismo svizzero ed estetica concreta
  

Descrição da Obra

Título/ Denominação do objeto: Concretismo svizzero ed estetica concreta

Fundo/Coleção: Fundo Willys de Castro

Descrição: Anexo à 1ª página do artigo, identificação da publicação que vai da pág. 18 a 22: “estratto da ‘l’intransigente’, settimanale di politica e cultura”, Roma, 16 Luglio, 1960. Artigo em italiano: "Della conciliazione o dell’intransigenza. Concretismo svizzero ed estetica concreta", do Prof. Dr. Carlo Belloli. Questionando a internacionalidade da mostra "Mostra d´arte concreta: 50 anni di sviluppo", sobretudo do núcleo histórico, já que estavam ausente numerosos artistas e tendências que contribuíram para o desenvolvimento do concretismo. As presenças eram do imperfeito panorama que foram apresentados no Helmhaus de Zurique. Cita alguns países e grupos: Grupo de Budapeste, o de Praga, os construtivistas puros de Bucareste, alguns belgas e outros.a Aborda a razões da dificuldade de reunir material disperso e pouco colecionado por museus e avalia a pertinência de algumas obras expostas e a superficialidade de tratamento do tema proposto. Ao analisar as novas criações questiona seu caráter de descoberta. Para isso, cita Alexander Liberman, Leon Smith, Aluísio Carvão e Hélio Oiticica. Afirma que para os muito genericamente pintores brasileiros selecionados, convidados para a mostra os trabalhos ‘Desenho’ de 1959 de Barsotti e ‘Pintura’, 1959/60 de Willys de Castro, justificam sua presença com obras vivas e diversamente solicitantes. Segue criticando a ordenação confusa de abundante material da mostra.

 

Número de Ordem: 8380

Notação: WIL3/131 a, b1-b5

Informações Técnicas

Dimensão: 31,5x23,4

Tiragem: n/a

Documento: artigo

 

Suporte: papel

Matéria Técnica de Registro: impressão

Local de Produção: Roma, Itália

Data de Produção: 13/12/1960

Eventos:

Konkrete Kunst - Exposição Internacional de Arte Concreta - exposição - Zurique, Suiça - 1960


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Tipo Ficha