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Arte em São Paulo
  

Descrição da Obra

Título/ Denominação do objeto: Arte em São Paulo

Fundo/Coleção: Fundo Willys de Castro

Descrição: Arte em São Paulo 36. Revista bimestral de arte e cultura, 1987 (Cz$100,00). Edição Lisette Lagnado. Distribuição: Walter Cordeiro, 56 páginas. Capa: Reprodução de obra de Mira Schendell, sem título, ecoline e ouro sobre papel japonês, 40x30cm, 1980. Artigo sobre a XIX Bienal: “Em busca da essência”, uma exposição do reducionismo na arte brasileira (págs 30 a 35). Autor: Gabriela Wilder. Com 6 imagens fotográficas em pxb: Franz Weissmann, 1978, “Flor de aço”, 2x2x2m, Parque da Catacumba, Lagoa de Rodrigo de Freitas, RJ, Foto: Lula Rodrigues (pág.30); Hércules Barsotti, 1960, “Preto/branco/preto”, óleo e areia sobre tela, 50x100cm (pág.31); Cássio Michalany, Sem título, 1985, pintura sobre tela; Willys de Castro, “Pluriobjeto”, 1977/83, ferro cromado polido, ferro oxido polido, alumínio fosco, altura aproximada: 2 metros; Amílcar de Castro, escultura de ferro, espessura:1”, tamanho 60x60cm; Eduardo Sued, Sem Título, 65x155cm, 1985, pintura sobre tela. Conteúdo: Algumas tendências reducionistas na arte moderna representam o ideal da procura de essências, outras almejam limpar o mundo saturado de signos, ambas buscando, através da obra, novos insights sobre questões instrospectivas, ideológicas, espirituais, artísticas etc.. Para Robert Morris o espectador auto-conscientizado diante do objeto escultural não permite que este se perca no mundo imaginário do artista. A proposta do artista reducionista (minimalista) é a da experiência direta da forma, evitando o uso da ambigüidade, pertendendo provocar o impacto estético instantâneo, alguns outros, a introspecção. No Brasil, o minimalismo não se constituiu como um grupo como ocorreu nos EUA, ou como foram os grupos concreto e neoconcreto locais, permanecendo incompreendido ou desconhecido do grande público em função de uma aparente marginalidade do processo histórico de 1960 em diante. Assim, a exposição de alguns caminhos reducionistas na 19a Bienal poderá criar um espaço de reflexão e sensibilização para essas questões plásticas: forma, espaço / não espaço, permanência, tempo / movimento x tempo / interior / atemporalidade, cor suporte / cor significativa, arte / não arte, limite das artes. Expondo jovens artistas que trabalham nessa direção pergunta-se: porque a atenção se volta novamente a uma produção mais ascética, racional, voltada para si mesma? Moralização dos excessos neoexpresisonistas, pêndulo do mercado, transformações sociais mais profundas? Esvaziada a utopia do projeto construtivista e a do concreto porque se prossegue na utilização cada vez mais econômica dos elementos formais geométricos? Obras com formas bem delimitadas, econômicas, bem definidas e raras. Espaços fechados bem ordenados, superfícies planas, materiais únicos. A geometria como gramática, a bidimensionalidade da tela respeitada, ratificada. A tridimensionalidade monumentalizada, a consciência espacial sempre presente. A produção brasileira: a) tendência a depuração máxima tendendo à espiritualização: Eduardo Sued, Mira Schendel, Arcangelo Ianelli; b) linguagem plástica primordial, solicitação de reflexão intelectual diante dos problemas e realidade da arte: Escultores: Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Willys de Castro, M. Bentes, Almandrade, Sérvulo Esmeraldo. Pintores: Ronaldo do Rego Macedo, Hércules Barsotti, Cassio Michalany, Carlos Vergara, Carlos Fajardo, Geraldo Villaseca, Paulo Roberto Leal, Aluísio Carvão, Marcelo Reginatto, Adriano de Aquino; c) artistas que exploram peculiaridades da matéria, criando formas depuradas, sensoriais, sensuais, ampliando sua consciência da natureza. Artistas: Sergio Camargo, José Resende, Amélia Toledo, Zé Bico. O espaço museográfico deverá privilegiar as facetas sublinhadas em cada uma das leituras, um espaço atemporal, acético, ordenado, claro, sem acidentes ou surpresas, portanto, utópico. No final do texto, bibliografia.

 

Número de Ordem: 8815

Notação: WIL6/43

Informações Técnicas

Dimensão: 27x22,7x0,4

Tiragem: 0

Documento: revista

 

Suporte: papel

Matéria Técnica de Registro: impressão

Local de Produção: Brasil, SP, São Paulo

Data de Produção: 1987

Eventos:

XIX Bienal Internacional de São Paulo - exposição - Brasil, SP, São Paulo - 1987


Configurações das remissões

Tipo Ficha