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Descrição da Obra

Fundo/Coleção: Fundo Willys de Castro

Descrição: Páginas da Revista Vértice 1, páginas 6 a 10, com quinze fotos de obras, incluindo uma de Willys de Castro e duas do espaço expositivo do Palácio das Indústrias com conjuntos de obras. Sem assinatura da reportagem e das fotos. Título: Algumas notas sobre a Secção Brasileira da IV Bienal. Conteúdo: Trata da sala especial dedicada a Lasar Segall, homenagem que o articulista considera justa em uma exposição “excelentemente organizada”, na qual se vê com nitidez o sistemático desenvolvimento do artista. Analisa as várias fases do artista apresentadas na mostra. Faz uma crítica à (museografia) da exposição em relação aos quadros de Volpi: “...estão pessimamente colocados, pois de tal forma próximos uns dos outros, que se chocam mutuamente. Também a cor da parede perturba bastante as composições, como, aliás, quase todos os quadros expostos.” Nota que, apesar dos estudos da Hochschule für Gestaltung, de Ulm, deve ser feita justiça a Antonio Maluf que, entre nós, efetua trabalhos no campo dos efeitos reticulares modulados desde 1951 e lembra que seus trabalhos já tinham sido apresentados em 1953 na Exposição de Arte Abstrata de Petrópolis. Comenta, ainda, sobre Ivan Serpa, Lygia Clark (cujo resultado plástico considera superior ao de Josef Albers), Aluísio Carvão (aspecto mais fraco do movimento concretista), Waldemar Cordeiro (apesar da insistência nas composições figura-fundo, é superior a Carvão), Maurício Nogueira Lima (mais peças gráficas que pintura), Sacilotto (mal representado com uma única obra), Hermelindo Fiaminghi (interessantes do ponto de vista fisiológico, mas não podem ser consideradas composições). Sobre Willys de Castro diz que “apresenta-se com uma obra, de formato original e composição bastante audaciosa. Percebe-se nele um super-controle restritivo.” Segue avaliando o trabalho de Almir Mavigner, Milton Dacosta, Maria Leontina, Franz Krajcberg, Samson Flexor, Leopoldo Raimo, Jacques Douchez, Leila Perrone, Helio Oiticica, Franz Weissmann, Moussia Pinto Alves, José Pedrosa, Lothar Charoux, Hércules Barsotti, Fernando Lemos, Aldemir Martins, José Claudio da Silva, Anatol Wladsdyslaw, Artur Luiz Piza, Fayga Ostrower, Lygia Pape, João Luiz Chaves e Dorothy Bastos.

 

Número de Ordem: 8146

Notação: WIL2/32a-c

Informações Técnicas

Dimensão: 31,5x21,8

Tiragem: 0

Documento: notícia

 

Suporte: papel

Matéria Técnica de Registro: impressão

Local de Produção: sem registro

Data de Produção: 12/1957

Eventos:

IV Bienal do Museu de Arte Moderna De São Paulo - exposição - Brasil, SP, São Paulo - 1957


Configurações das remissões

Tipo Ficha